sábado, 10 de outubro de 2009

Coleção: Monstrinhos de Frank Gehry


Frank Gehry deslumbra bastante não? Essas super edificações meeeeeeega recortadas com bilhões de janelas que não seguem qualquer ordem antes vista pelo homem para um simples estudante de arquitetura seria o futuro que todos desejam ter.É exatamente essa a questão, a uma primeira vista essa arquitetura perfeita em sua exuberância de Gehry torna o mundo um lugar onde todos querem estar um mundo encantado que se assemelha as histórias da Disney. Eu particularmente encontro a perfeição no Museu Guggenheim, é realmente deslumbrante e coisa e tal e tal e coisa...Entretaaando essas super obras em que um projeto podem custar até 15 milhões de dólares , como no caso do Stata Center (foto) possuem um grande problema. Os recortes encontrados no prédio podem dificultar (e muito ) a permeabilização do telhado, problemas com canos e vazamentos que no caso do Stata Center renderam a Gehry um processo e uma campanha conta o próprio arquiteto intitulada “Fuck Frank Gehry” pelo qual Gehry não pareceu dar lá muita importância, uma vez que, corre no parque com a camiseta da campanha.
Outra coisa que eu percebi a um certo tempinho,a conhecida Dancing House super exuberante está localizada no meio de um centro história rodeados de casas tombadas, virando uma linda e moderna aberração.
Então porr favor tenham bom senso quando colocarem esses monstrinhos por ai, mas logo o que seria dos mocinhos sem os monstrinhos?